10 alimentos para dizer bye bye ao acne!

De fato, é a principal causa de visitas ao dermatologista para 40% de pessoas com mais de 25 anos! Assim o confirma um estudo realizado pelo Clinical and Experimental Dermatology dirigido por Drta. Gabriela F..Não só os desequilíbrios hormonais típicos de um organismo em crescimento são os causadores de sua aparição, mas que, segundo os últimos estudos, o problema parece ter várias origens. De fato, viu-se que a inflamação da pele pode ser causado por uma resistência criada à insulina, especialmente favorecida por uma dieta rica em hidratos de carbono refinados, alimentos preparados e a comida lixo (esta, como vedes sempre está metida na lista de todo o mal, assim, que não se prende, como comer este tipo de comida…vocês são masocas?, já vos quereis muito pouco a vós mesmos?)… No fim, a questão é que esse tipo de comida viva, a mesma condição inflamatória.

A pedra angular da dieta para controlar o acne

Reduzir a presença de alimentos de alto índice glicêmico da dieta parece ser uma estratégia válida para mitigar a severidade das manifestações da acne. E não só isso, senão que, além disso, você vai se proteger do excesso de peso, resistência à insulina, diabetes tipo II, síndrome do ovário policístico e doenças cardíacas s coronárias.

O importante é tentar fazer uma baixa ingestão de hidratos de carbono refinados, ajustando-se ao mínimo o consumo de gorduras, proteínas e hidratos de carbono complexos, e aumentando o consumo de fibras, minerais e vitaminas.

O que não deve faltar na dieta?De certeza que já sabe a resposta, porque costumam ser os reis da festa: o peixe e os legumes. Lembre-se que devemos tomar ao menos um par de vezes por semana.

Outros pontos a ter em conta são os de limitar o sal e o álcool, e, por outro lado, aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal (frutas e legumes), chegando a consumir pelo menos 4-5 porções por dia.

A Associação Internacional de Ecodermatologia nos deixa esses conselhos valiosos para ensinar como podemos parar facilmente o círculo vicioso e perigoso, com alimentos que são amigos da nossa pele e cuidam com carinho.

Estas são as dicas:

• Escolha alimentos de índice glicêmico baixo,
  • Reduz os açúcares refinados,
  • Suplementa a dieta com fibras e inositol, (ou seja, vitamina B7)

Para que fique mais claro…quais os alimentos Que podemos colocar na mesa para facilitar a remissão do acne?

Alimentos para dizer... ai bye bye à acne!

• Frutas frescas, e melhor ainda se a tomamos durante o café da manhã, mesmo à base de batidos ou sumos. Em particular, as maçãs, ideais pelo seu teor em pectina, frutos vermelhos e laranjas, que são ricos em beta-caroteno, e frutos, que contêm fitonutrientes importantes para a pele;
  • Probióticos, como o iogurte;
  • Cereais inteiros. São boas fontes de zinco, um poderoso anti-inflamatório;
  • Peixe e alimentos ricos em Omega 3. Ou seja, que contenham graxos essenciais, com poder anti-inflamatório, útil para o tratamento de vários problemas de pele;
  • Legumes, valisos também pelo zinco;
  • Nozes e as amêndoas são ricas em selênio, um antioxidante poderoso. Com um punhado de amêndoas por dia ou 2/3 castanhas-do-pará tem já a dose suficiente. É ideal como aperitivo saciante e sobre saudável a parte de cuidar da sua;
  • Azeite de oliva extra virgem, rico em vitamina E, potente antioxidante e uma verdadeira bênção para a pele.

Cuidado com os tomates. Se é verdade que contém altas doses de vitamina C, mas possuem um alto nível glicêmico e isso não nos interessa.

E… o que é o que devemos continuar guardando no armário tempo e tempo ou reduzir o seu uso em tudo o que pudermos?

Bebidas refrescantes não aconselhável para o acne

• Açúcar e carboidratos refinados: provocam um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Uma condição na qual o organismo reage através do uso de hormônios, que por sua vez aumenta a inflamação);
  • Leite de vaca: recentes estudos têm demonstrado que existe uma associação entre o consumo de leite de vaca e as imperfeições cutâneas. O leite também contém muitos hormônios de crescimento relacionados com a patologia do acne. Mas sempre podemos substituí-la por leites vegetais enriquecidos com cálcio, de modo que não vos alarméis. E não podemos esquecer o leite de égua que é parecida com a humana, e muito melhor do que a de vaca quanto à composição nutricional e os benefícios para a saúde;
  • Comida lixo e alimentos preparados, são ricos em gorduras saturadas e aumentam o aparecimento de acne, por parte de piorar a já existente;
  • Bebidas carbonatadas e açucaradas: estimulam os hormônios e aumenta os níveis de açúcar no sangue. Ou seja, os refrigerantes tipo Coca-cola®, Fanta®, Aquarius®, Fanta®…melhor nas prateleiras dos supermercados que a vossa.