7 Passos para fazer com que seu cérebro mude para o bem

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Os seres humanos temos plasticidade cerebral e a vezes não somos conscientes disso. Por isso, não costumamos dar importância e não exercitamos a mente, só o corpo. Esta plasticidade é sabido também como neuroplasticidad, e não é mais do que a capacidade do cérebro para mudar, para o bem ou para o mal, em qualquer idade.

Esta flexibilidade do cérebro desempenha um papel importante no desenvolvimento ou a decadência de nossos cérebros, e a forma em que se moldam nossas diferentes personalidades.

As conexões neurais podem ser forjadas ou cortadas, e a matéria cinzenta pode engrossar ou encolher. Estas mudanças refletem transformações em nossas habilidades.

Por exemplo, aprender uma nova habilidade pode conectar-se novas vias neurais em nossos cérebros, enquanto que o envelhecimento pode enfraquecer certas vias neurais que uma vez existiram e dar como resultado que a nossa memória não funcione tão bem como antes.

A American Heart Association / American Stroke Association desenvolveu recentemente sete passos que têm como objetivo ajudar as pessoas a manter seus cérebros saudáveis, desde a infância até a velhice. Aconselham as pessoas a:

♥ Fazer exercício regularmente
♥ Seguir uma dieta saudável, por exemplo, a dieta mediterrânea (produtos biológicos e sem processar)
♥ Manter um peso saudável
♥ Controlar o colesterol
♥ Regular os níveis de açúcar no sangue
♥ Controlar a pressão arterial
♥ Deixar de fumar

Parece simples, não é?. Pois porque não nos colocamos mãos à obra?…

Além de seguir essas diretrizes, Medical News Today fornece cinco passos para alcançar uma óptima saúde do cérebro e melhorar as nossas mentes para o próximo ano.

1. Torne-se uma pessoa ativa

Desde a infância, idade adulta, até a velhice. A atividade física tem demonstrado uma e outra vez que beneficia a saúde do cérebro. Por exemplo, dar um passeio rápido antes de um exame ou teste poderia ajuda a melhorar o desempenho.

Foi demonstrado que a atividade física afeta a estrutura do cérebro das crianças desde tenra idade, o que, por sua vez, afeta o seu desempenho acadêmico. Hoje se sabe que as crianças que estão fisicamente em forma, tendem a ter mais matéria cinzenta em regiões do cérebro frontal, subcortical e temporária, assim como na crosta calcarina.

Estas áreas são todas essenciais para a função executiva e motora, para o aprendizado e para os processos visuais.

Também há estudos que confirmam que o exercício melhora a capacidade de memória e pensamento entre adultos com declínio cognitivo leve. De fato, o exercício aeróbico, em particular, aumenta o volume cerebral na maioria das regiões da matéria cinzenta, incluindo aquelas que suportam a memória a curto prazo e melhorar a função cognitiva. Mesmo que se faça a pouca atividade física, meia hora por dia, repercute de forma positiva sobre o organismo e o cérebro.

De acordo com outro estudo, realizar exercício intenso durante 20 minutos e durante pelo menos 6 semanas melhora a memória. Além disso, os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro -uma proteína envolvida na função, o crescimento e a sobrevivência das células cerebrais – são maiores em pessoas que têm realizam alguma atividade esportiva ou que fazem algum tipo de exercício diariamente.

Mesmo fazendo exercício intenso durante apenas 10 minutos ajuda a aumentar temporariamente as áreas do cérebro responsáveis da abordagem, a tomada de decisões e a resolução de problemas. Por isso, muitas vezes é recomendável que antes de levar a cabo uma tarefa cognitivamente exigente, como um exame, prova ou entrevista, faça uma caminhada (a-passo leve ou corrida) por área ou a um ciclo energético que ajuda a aumentar o desempenho durante a prova.

E, se não somos muito fãs do exercício intenso outra forma mais suave de fazer exercício é praticar 25 minutos de Hatha yogaou meditação mindfulness cada dia, e também está confirmado por um estudo realizado pela University of Waterloo Applied Health Science faculty em conjunto com Prevention Neuroscience Laboratory. Estes métodos também estão associados com melhorias nas funções executivas do cérebro e as capacidades cognitivas, assim como a capacidade de regular o reflexo emocional nas respostas.

2. Segue a dieta mediterrânea ao pé da letra

O Mediterrâneo é sinônimo de sol, mar e alimentos que se sabe que têm propriedades estimulantes do cérebro e protege o cérebro.

A dieta mediterrânea é rica em vegetais, frutas, grãos integrais, feijões, nozes, sementes e azeite de oliva. Também inclui quantidades moderadas de produtos lácteos, peixe e vinho, enquanto que a carne vermelha, aves de capoeira e os alimentos processados são limitados.

As pessoas que seguem uma dieta mediterrânea estão protegendo o seu cérebro a longo prazo. De fato, no último estudo que se fez sobre este aspecto, aqueles que seguiam uma dieta mediterrânea apresentaram mais volume cerebral durante 3 anos do que aqueles que não seguiram a dieta.

Também se demonstrou que consumir uma dieta mediterrânea reduz a taxa de deterioração cognitiva e está relacionado com uma melhor função cerebral em pessoas de idade avançada..

Se nos concentramos em um produto, em concreto, como são as nozes, também, características desta dieta, sabemos que comer nozes de forma regular fortalece as frequências de ondas cerebrais, que estão relacionadas com a cognição, a aprendizagem, a memória, a cura e outras funções vitais do cérebro.

Mas não só estudaram-se as nozes, mas também outros frutos secos como os amendoim (amendoim) e os pistácios. No caso dos pistácios geraram uma maior resposta de ondas gama, enquanto que os amendoins aumentaram a resposta delta. A resposta da onda gama está relacionada com a retenção da informação, a aprendizagem, o processamento cognitivo e a percepção, e a resposta da onda delta está relacionada com a cura natural e imunidade saudável.

3. Ampla das capacidades cognitivas com um pouco de treino

O treinamento do cérebro teve resultados mistos nos estudos. Enquanto que algumas pesquisas têm mostrado que o treinamento do cérebro, melhora a memória e a capacidade cognitiva, outros estudos dizem que há poucas evidências que sustentem as afirmações de que os programas de treinamento cerebral melhorem o desempenho cognitivo diário.

Parece que não só basta exercitar a mente, mas que, dependendo do treinamento que sigamos teremos melhores ou piores resultados. Devem ser treinamentos específicos para o que se quer melhorar, sim, exato, igual que o resto de músculos do corpo.

De acordo com o estudo realizado pela Radboud University Medical Center, em Nijmegen, Holanda, você pode treinar tanto a capacidade de memória, como o tempo que a mantém. neste estudo, observou-se a memória de certos indivíduos e, em seguida, foi usada uma técnica estratégica de melhoria da memória, conhecida como a Formação da memória de loci, durante 30 minutos por dia e durante 40 dias.

Os participantes passaram de lembrar em torno de 26 palavras de uma lista de 72 para lembrar 62 palavras, fazendo com que o treino dobrou largamente a sua capacidade de memória. Observaram-Se melhorias na memória durante, pelo menos, 4 meses depois do treino.

Memória de loci

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A memória de loci é um dispositivo mnemônico que utiliza objectos familiares em um quarto ou pontos de referência em uma viagem e, em seguida, você tem que visualizar esta informação, memorizarla e concorrer lembrando em uma ordem fixa.

4. Aprenda um novo idioma

Além do treinamento do cérebro, outro método que podemos utilizar para treinar o cérebro é aprender um novo idioma ou vários idiomas. Aprender línguas estrangeiras ilumina as capacidades cognitivas dos bebês, se beneficia o cérebro que envelhece e afia a mente.

Este aprendizado retardar o declínio cognitivo. Investigadores da Escola Superior de Economia de Moscou, da Rússia e da Universidade de Helsinki, na Finlândia, asseguram que aprender línguas estrangeiras melhora a elasticidade do cérebro e sua capacidade para codificar informação. Explicam que quanto mais idiomas aprenda uma pessoa, mais rapidamente reagirá a sua rede neural para processar os dados acumulados.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, revelou que falar dois idiomas retarda o declínio cognitivo associado com o envelhecimento, mesmo se os outros idiomas aprendidos durante a idade adulta.

5. Estuda um instrumento musical

Independentemente de se aprender a tocar um instrumento musical durante a infância ou na idade adulta, desatar o Mozart interno que todos temos dentro de nós (quem mais, ou quem menos) tem sempre um efeito benéfico sobre o cérebro.

A exposição à música em uma idade precoce contribui para melhorar o desenvolvimento do cérebro, estabelecer redes neurais e estimular os traços existentes no cérebro. Foi demonstrado que previne a deterioração da capacidade de ouvir e pode prevenir o declínio cognitivo relacionado com a idade. Esse estudo foi publicado no Journal of Neuroscience, e ele nos conta a razão pela qual a tocar um instrumento musical pode ter um efeito protetor no cérebro.

Os cientistas descobriram que tocar sons de um instrumento altera as ondas cerebrais , de tal forma que melhora rapidamente as habilidades auditivas. A atividade cerebral alterada pela música nos ensina que o cérebro pode reconectar-se e compensar as doenças ou lesões que podem impedir a capacidade de uma pessoa para realizar tarefas.

Também foi demonstrado que a aprendizagem de uma tarefa física com música aumenta a conectividade estrutural entre as áreas do cérebro que é responsável por processar os sons e controlar o movimento.

Eu véis capazes de adicionar alguma destas atividades (ou os mais corajosos todas) no dia-a-dia?

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