Biotina, a vitamina que nos embeleza e, além disso, cuida do nosso sistema nervoso

Biotina, a vitamina que nos embeleza e, além disso, cuida do nosso sistema nervoso

A biotina ou vitamina H é conhecida por sua ação sobre a pele e o cabelo, mas também é muito boa para manter um bom funcionamento da medula óssea. Vejamos o que significa isso.

A biotina (vitamina H) é uma vitamina solúvel em água que contribui para a formação de ácidosgraxos e facilita o metabolismo dos aminoácidos e carboidratos.

O corpo humano necessita para o funcionamento das células, para o crescimento e para o desenvolvimento. No entanto, não é capaz de sintetizar por si só.

Para poder garantir uma quantidade suficiente de óleo para atender às necessidades diárias, é importante levá-los a partir do exterior, escolhendo os alimentos certos e, se necessário, recorrer aos suplementos de biotina.

Fontes de alimentos que ajudam a biotina

Produzida em uma pequena parte pelas bactérias intestinais, a biotina está presente em diversos alimentos, como a levedura, fígado de frango, gema de ovo, leite de vaca e queijo, nozes, trigo, arroz, lentilhas, ervilhas, cenouras, alface, couve-flor, cogumelos…

É bom lembrar que a biotina é ligado a uma proteína, a avidina, presente no ovo. E devemos prestar atenção, porque o consumo excessivo de ovos crus ou cozidos na dieta diária (especialmente aqueles que comem claras de ovo sem ter cozido) pode fazer com que a ingestão de biotina seja nula. Trata-Se de uma biotina dietética indisponibile, é dizer, que a tomamos com o alimento, mas como se não a tivéssemos. No entanto, ao cozinhar os ovos se desnatura a avidina, e isso elimina o seu impacto negativo sobre a absorção de biotina.

A biotina pode ser encontrada no mercado com vários nomes: vitamina I, vitamina B7, vitamina B8 e a mais frequente ( a parte de biotina vitamina H).

A biotina atua como uma coenzima. Isto significa que a sua disponibilidade é importante para o funcionamento de várias enzimas (por exemplo, algumas carboxilasa dependentes de ATP). Estas enzimas estão envolvidas no metabolismo de gorduras e carboidratos, e em várias outras reações que ocorrem nas células do corpo.

É também necessária para um bom funcionamento da medula óssea e para a saúde da pele e do cabelo. Neste último caso, recomenda-se tomá-la juntamente com ácido fólico. Também vos pode interessar ler o artigo Vitaminas para cuidar da pele.

A deficiência de biotina é muito rara, já que é uma vitamina muito difundida entre os alimentos e as necessidades do corpo é muito baixa.

Ainda assim, existem certas condições, como a gravidez, o uso prolongado de um tubo de alimentação nasogástrico, um estado de desnutrição, ou em casos em que se perde peso muito rápido, o que pode representar um risco de baixos níveis desta vitamina.

Também parece que a diabetes pode levar a níveis insuficientes de vitamina.

Por último, a deficiência de biotina também fez uma parceria com o hábito de fumar e em pessoas que consomem 2 ou mais claras de ovo cruas por dia durante vários meses. Também recomendo ler Quando você tem um défice de vitaminas em seu organismo se isso acontece. Tratamentos.

Infelizmente, não existe ainda uma análise de laboratório capaz de detectar de forma confiável, a deficiência de biotina. Para reconhecer que a falta desta vitamina é feito com base nos sintomas e características do paciente.

A falta de biotina provoca distúrbios da pele (dermatite seca, descamativa, acima de tudo), e calvície (alopecia), uma sensação geral de cansaço e sonolência acompanhada de dores musculares.

Além disso, se não há quantidades adequadas de bitoina o cabelo dilui e perde a sua cor natural.

Aparecem erupções de cor avermelhada, que se concentram principalmente em torno dos olhos, nariz e boca.

Quanto ao sistema nervoso, sente fadiga e muitas vezes cai em um estado de depressão, esgotamento, alucinações e formigamento nos braços e pernas. Você sabia que os cãibras nas pernas noturna podem ser causados por uma deficiência de vitamina H?.

A ingestão de biotina é usado tanto para tratar a deficiência como para impedi-lo. Além disso, é uma das vitaminas mais valorizadas, para combater a perda de cabelo, unhas quebradiças, casos de depressão leve e, em crianças, dermatite seborréica.

Clobex Shampoo, propionato de clobetasol

No caso do cabelo, a biotina ajuda a combater a perda de cabelo quando se leva em combinação com zinco e com a aplicação de cremes a base de propionato de clobetasol (Clobex Shampoo, por exemplo). Eu recomendo lerPor que nos enfraquece o cabelo? Remédios naturais para o evitar.

Não só isso, de acordo com alguns estudos, a ingestão combinada de biotina e cromo pode ajudar pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 a controlar os níveis de açúcar no sangue e também o monitoramento dos níveis de colesterol no sangue.

Também é aconselhável o seu consumo em pessoas com problemas renais graves e que necessitam de diálise.

Quanto aos atletas ou a dermatite seborréica não há estudos que verifiquem que funcione o seu consumo para ajudar nesses casos. Portanto, ainda resta saber se realmente é útil na melhora do desempenho nos esportes, como se vem dizendo a ela.

Dose diária recomendada

A dose diária de biotina é muito pequena.

  • Para os bebês é de 7 microgramas por dia.
  • Para crianças de 1 a 3 anos se eleva até 10.
  • Para crianças de 4 a 6anos é de 15.
  • Para crianças de 7 a 10años sobe para 20 microgramas,
  • Para 11 anos, considera-se que poderiam ser necessários cerca de 0,1 mg por dia.
  • Entre 11 e 14 anos de idade são recomendados melhor 25 microgramas por dia para homens e mulheres.
  • Entre 15 e 17 anos e adultos sobe para 30 ou 35 microgramas.

Estes são dados aproximados, lembre-se que a dose não depende apenas da idade, mas as condições da pessoa. Por exemplo, no caso de diálise as solicitações de biotina podem aumentar. Também durante a gravidez e a amamentação, em que se considera uma adequada ingestão de cerca de 35 microgramas por dia.

Por isso é importante sempre consultar antes o médico, mesmo se você quiser tomar suplementos que podem ser comprados sem receita médica.

Segurança e contra-indicações

Os produtos à base de biotina, que são tomados por via oral são considerados seguros para a maioria das pessoas, desde que se tomem nas doses recomendadas.

O seu consumo não só parece não ter contra-indicações durante a gravidez e a amamentação, mas que se considera essencial usá-los, sempre sob controle médico e em todas as doses de que nos tenha indicado.

Quanto à forma injetada diretamente por via muscular também não se conhecem efeitos tóxicos e é considerada segura.

Interações com medicamentos, suplementos e alimentos

No que diz respeito às possíveis interações com suplementos, medicamentos ou alimentos, é importante lembrar que a absorção de biotina é inibida, não só para a avidina presente no ovo, mas também por ácido pantoténico, uma molécula também conhecido como vitamina B5 , cuja absorção pode ser reduzida por sua vez, a carência de biotina.

Também a ingestão em comum de ácido alfa-lipóico e biotina faz com que estas moléculas entre si reduczan sua absorção.

Por último, a biotina pode reduzir a velocidade com que o fígado, degrada certos medicamentos, aumentando o risco de efeitos secundários. A ingestão de biotina pode interferir com o efeito dos ingredientes ativos que são modificados pelo citocromo P450 1B1 (CYP1B1). Em caso de dúvida, consulta ao seu médico.

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