“Bronzear” a pele com alimentos

alt É verdade que se, como cenoura eu porei mais moreno? Esta é uma pergunta que mais de um nós fizemos, e é que há algo de verdade na crença de que a cenoura ajuda a adquirir um bom bronzeado. Mas o que muitos não sabem é que existem outras frutas e legumes, como a cenoura, também contêm carotenóides, responsáveis por esse saudável cor que adquire a pele. Gostaria de esclarecer que não bronzeiam, mas sim dão cor (tinge a pele de dentro para fora, mas não agem sobre os melanócitos).Porque é que os carotenóides são uma família de pigmentos responsáveis pela gama de cores amarelas, laranjas ou vermelhos presentes principalmente em frutas e vegetais, mas também os músculos e a pele de algumas espécies de peixes e crustáceos.Estes carotenóides, que os vegetais têm a função de realizar a fotossíntese, agem em nosso organismo como antioxidantes, ou seja nos protegem os temíveis radicais livres que atacam as membranas das células e danificam o material genético que contém, e que, portanto, são responsáveis pelo envelhecimento e doenças como o câncer.Dentro da grande família dos carotenóides, os mais estudados são o beta-caroteno, licopeno, luteína e a zeaxantina, que se encontram em diferentes frutas e legumes.Assim, o beta-caroteno encontrado principalmente na cenoura, que é o segundo alimento que contém mais, já que o primeiro é a salsa. Também têm os vegetais de folhas verdes, frutas e vegetais de cor laranja, couve, brócolis, alho e salsa.O beta-caroteno, além de ser um ótimo antioxidante, tem a particularidade de que se pode converter em vitamina A, à medida que precisamos, daí que também é chamado de pró-vitamina A. Comendo uma única cenoura por dia já cobrimos mais do que o dobro de nossas necessidades dessa vitamina. Além disso, também contribui para o bom estado da pele, das mucosas e da retina. Uma de suas principais funções, o que explica a aparição do bronzeado, é ativar as células de defesa do nosso sistema imunológico e nos proteger dos danos causados pelos raios ultravioletas solares, e isso o faz acelerar o bronzeamento da pele como proteção.A luteína, outro carotenóide, fica na zona central da retina do olho, chamada mácula, sobretudo nas partes laterais, e sua função é proteger esta zona da ação antioxidante da luz. Contêm luteína espinafre, couve, acelga, alface, alho francês ou o aipo. Conforme já se viu, as pessoas que incorporam luteína através da dieta mostram proteção contra a degeneração desta área do olho.O carotenóide zeaxantina dá a coloração amarela típica do milho, mas também se encontra em a abóbora, as ervilhas, as laranjas e o kiwi. É também um potente antioxidante, que está presente na mesma área que a luteína, mas, ao contrário, ela se encontra na parte central da mácula, que a protege dos efeitos nocivos da luz.Quanto ao licopenoé um carotenóide que é extraído do tomate, e aproveita-se mais com a cozedura. O corpo humano está presente em órgãos como fígado, pulmões, da próstata, do cólon e da pele. Contém esse pigmento, além de tomate, a melancia, grapefruit orvalho, mamão ou o damasco. De acordo com inúmeras pesquisas é protetor contra doenças cardiovasculares e também contra o câncer de próstata.

Como você pode ver, os carotenóides são uma grande família de antioxidantes, que exercem um efeito benéfico sobre a pele, da visão e das mucosas.

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