Cardio ou levantamento de peso, quando eu queimo mais calorias?

É uma das coisas que mais duvidamos se queremos queimar calorias de forma eficaz. Tradicionalmente, achamos que o treinamento cardiovascular é o melhor para queimar calorias, mas também há pessoas que acreditam que o levantamento de peso ajuda a queimar calorias mais rapidamente. Vamos descobrir a verdade.

Existem muitas teorias que discutem os melhores exercícios para queimar calorias e perder peso. Mas alguns até se contradizem! Mesmo quando recebemos recomendações na academia, pode ser confuso quando se trata de qual atividade é melhor para queimar mais calorias. Agora é cardio ou halterofilismo?

Algumas pessoas afirmam que os exercícios cardiovasculares são os únicos que funcionam, enquanto outros estão convencidos de que o levantamento de peso e outros exercícios anaeróbicos são as melhores opções. A verdade é que a resposta não é tão simples assim. Antes de escolher a atividade correta, é necessário levar em consideração vários fatores.

Cardio ou halterofilismo: o que cada atividade oferece?

Cardio ou exercícios aeróbicos são boas opções para queimar calorias. A maneira mais comum de fazer cardio é através de treinamento em execução ou intervalo . Em particular, esses tipos de atividades queimam gordura com precisão no momento em que são realizados.

Uma porcentagem maior de gordura e menos glicogênio é usada para cardio com uma intensidade moderada e por um longo período de tempo. Os benefícios para o nosso corpo são claros.

No entanto, esse tipo de treinamento constante pode se tornar um obstáculo para atingir seu objetivo . Na verdade, é assim: quanto melhor a sua condição física, mais intensa ou mais longa será sua atividade cardiovascular. Isso significa que você pode continuar a queimar o mesmo número de calorias de quando começou a usá-lo.

O levantamento de pesos, por outro lado, é um exercício anaeróbico. O corpo usa glicogênio como fonte de energia nesses tipos de atividades. As reservas desta substância estão localizadas no fígado e músculos: é, portanto, a primeira fonte de energia disponível para o corpo, mas também é consumida rapidamente.

O treinamento com pesos ajuda a manter a taxa metabólica basal. Isso se traduz em queimar mais calorias, porque quando você aumenta o seu metabolismo você queima mais gordura . O exercício com pesos ajuda a queimar calorias durante e após a atividade física, porque o efeito dura mais tempo.

Os benefícios do cardio e levantamento de peso

Ambas as atividades são, sem dúvida, muito benéficas para o corpo e não apenas para a queima de calorias. O treinamento cardiovascular melhora, entre outras coisas, a saúde geral e o funcionamento de nós:

  • Coração
  • Circulação sanguínea
  • A capacidade do sangue e dos pulmões

Também é propício para a produção de endorfinas, o que ajuda a reduzir o estresse .

Ao levantar pesos, você pode, entre outras coisas, aumentar o seguinte:

  • Poder
  • Resistência
  • Volume muscular

No entanto, praticar esse tipo de atividade não significa necessariamente que você se torne uma pessoa muscular. Outros benefícios do levantamento de peso incluem mais proteção para as articulações, melhor recuperação de uma lesão e mais força muscular.

O exercício com pesos também contribui para reduzir os níveis de glicose nos diabéticos e reduzir a dor em pessoas que sofrem de osteoartrite.

Queimar calorias depois de treinar

Halterofilismo garante que o corpo continue a queimar calorias por várias horas após o treinamento. Isso ocorre porque o corpo precisa de uma grande quantidade de oxigênio nas horas após o treinamento para ajudar os músculos a se recuperarem.

Por outro lado, a quantidade de músculo que o corpo possui é um fator importante no cálculo da ingestão de calorias. Quanto mais músculo uma pessoa tem, mais calorias seu corpo usa, sem que ele ou ela precise fazer nada.

Combine os dois tipos de atividades

Embora não exista uma regra definitiva para determinar se o cardio ou levantamento de pesos é melhor para queimar calorias, uma combinação de ambas as atividades é uma boa solução. Tudo depende do que cada pessoa se esforça:

  • As preferências
  • a quantidade de tempo que ele ou ela tem disponível
  • Sua condição física, etc.

Uma excelente opção é começar sua rotina de treinamento com levantamento de peso e terminar com o treinamento cardiovascular. Desta forma, você pode usar a glicose como sua principal fonte de energia e, assim que fica baixa, continuar com o treinamento cardiovascular.

Uma combinação de atividades suplementadas com uma dieta saudável é, sem dúvida, a melhor maneira de obter uma queima de calorias constante e de longo prazo.

Se você escolher cardio, halterofilismo ou uma combinação de ambos, a motivação será, em qualquer caso, o fator decisivo para garantir o sucesso quando se trata de queimar calorias, como o site www.gazetadooeste.com.br recomenda.

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