Começa a operação biquíni. O outro ano o mesmo de sempre?

operação biquíni

Se você é dos que acredita que lhe sobra algum quilo, eu recomendo que você leia este artigo, em que eu falo da famosa “Operação Biquíni”, mas também aqueles erros mais comuns na hora de fazer uma dieta.

A operação biquíni começa agora!

Já chegou a primavera, o dia se alonga, começa a fazer bom tempo, vamos atirando fora das camadas de roupa de inverno, nos olhamos ao espelho, nós testamos roupas do verão passado … e, de repente , nós pensamos: “eu Tenho que fazer dieta!”. A operação biquíni de cada não aso a cabeça.

Esta é a essência da chamada “Operação Biquíni”: dar-se conta de que falta um nada e menos para que chegue o verão e querer resolver rapidamente os excessos de todo um ano. Mas será que realmente estamos dispostos a ter que fazer dieta a cada ano? A resposta deve ser não. O que devemos fazer se precisarmos de perder peso é fazer o esforço de uma vez e que nos sirva para todos os verões que hão de vir.

O importante, eficaz e saudável não é o bocado que possamos fazer dois meses antes do verão, mas fazer uma mudança de hábitos alimentares para estar no peso certo e ter um corpo com o qual nos sentimos à vontade durante todo o ano .

Para conseguir esta mudança de hábitos, precisamos de tempo. Fazer dieta não significa passar mal, passar fome e sonhar com croissants de chocolate, mas a dieta é a nossa alimentação do dia-a-dia, seja boa ou má. Para que esta dieta seja boa, muitas vezes precisamos de receber uma educação alimentar. Assim como na escola de pequenos fomos ensinados a matemática ou língua, nunca nos ensinaram a comer corretamente, por isso muitas vezes precisamos aprender mais.

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O objetivo, então, de nossa “Operação Biquíni” não é uma dieta restritiva para perder os quilos a última hora, mas que deveria ser a educação nutricional para adquirir hábitos alimentares saudáveis, comer corretamente sempre e assim não ter que fazer penitência a cada ano, quando começa a fazer bom tempo.

Erros mais comuns na hora de fazer uma dieta:

Não ficar nas mãos de um profissional. Muitas vezes queremos perder peso por nossa conta assessorados de forma incorreta por isso que temos lido em uma revista ou nos explicou de uma amizade. Mas cada pessoa é diferente e tem necessidades específicas, por isso o nutricionista elabora dietas personalizadas às necessidades de cada pessoa.

Pular alguma refeição.

Muitas pessoas optam por não tomar o pequeno-almoço, mas então chegam para a refeição com muita fome e comer além da conta. Estão achegando ao corpo uma grande quantidade de energia que nesse momento não será utilizado e acabará se transformando em gordura. Quanto mais refeições sejam feitas ao longo do dia, melhor.

Outras pessoas optam por não jantar ou jantar apenas fruta. Este é um erro muito comum, já que existe o falso mito de que é muito saudável e ajuda a emagrecer. Na verdade, a fruta é muito saudável, mas seu principal nutriente é a frutose, um hidrato de carbono de absorção rápida, o que nos traz uma energia imediata, mas sempre e quando a usamos, nesse momento, mas se transformará em gordura e passará a fazer parte de nossas reservas. Se o jantar só à base de frutas, provavelmente comeremos mais de uma peça, então a quantidade total de frutose que levamos o corpo será bastante elevada, ao fim de pouco tempo iremos dormir e não teremos tido tempo de usar toda a energia. Se fazemos isso com frequência, conseguiremos o efeito contrário, em vez de emagrecer, provavelmente nos engordaremos. E se consumimos em excesso de açúcares de absorção rápida, e nós temos uma certa predisposição genética, podemos acabar desenvolvendo diabetes tipo II.

Diminuir por nossa conta as quantidades de alimentos. Há pessoas que pensam que se comem menos quantidade, é magro. E, sim, perdemos peso quando a nossa ingestão de energia é inferior a nossa despesa, mas, para isso, não devemos reduzir a nossa ingestão aleatoriamente, mas de forma controlada. Porque, se não há o perigo de atrasar o nosso metabolismo, ou seja, acostumar o nosso corpo a gastar menos. Se isso ocorrer, ao longo do tempo nos vai custar muito mais que perder peso, já que o nosso corpo se tornou um grande saver: vai gastar muito pouco e o guardará muito.

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Banir ou excluir determinados grupos de alimentos. O melhor método para perder peso e mantê-lo é a dieta equilibrada. Aquela que inclui todos os grupos de alimentos em cerca de proporções adequadas. As dietas que eliminam por completo um determinado grupo de alimentos que não são saudáveis nem equilibradas.

Comida poucas vezes ao dia. Sempre se fala que você tem que fazer 5 refeições por dia. Tudo depende de nossos horários, mas normalmente recomenda-se fazer três refeições: café da manhã, almoço e jantar, e duas pequenas refeições: uma a meio da manhã e a meio da tarde, que nos permitirão chegar ao almoço e jantar, sem ter muita fome.

Às vezes pensamos que quanto mais vezes comemos, mais engordamos, mas é o contrário, já que, comendo frequentemente estaremos contribuindo com o nosso corpo a energia progressivamente, e este pode ir usando. Em contrapartida, se lhe damos muita energia de golpe, não a usará toda e o funcionamento normal do corpo é transformar os excessos de gordura, para salvá-los como reserva.

Beber pouco. Nosso corpo tem diariamente umas perdas significativas de líquidos através da respiração, suor, urina, fezes, etc., e estas devem ser recuperadas tomando líquidos, seja em forma de água, chás, caldos vegetais … Se fizermos uma boa ingestão de líquidos, teremos uma boa diurese e, desta forma, remover toxinas.

Não realizar atividade física. Esta é a grande questão pendente. Quando nos colocamos fazer uma dieta muitas vezes estamos dispostos a fazer alguns sacrifícios alimentares, mas não estamos pouco dispostos a realizar atividade física e verifica-se que é imprescindível para conseguir bons resultados. Também é verdade que há pessoas que realizam atividade física, mas não têm uma boa alimentação, o que, a longo prazo, também pode ser prejudicial.

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Poderíamos dizer que a dieta é a cinqüenta por cento do tratamento, e a atividade física, o outro cinquenta por cento. Uma coisa sem a outra não costuma funcionar.

Substituir refeições por barras de cereais, shakes … O processo de fazer uma dieta é acima de tudo um processo de aprendizagem, com o objetivo de proporcionar ao paciente todos os recursos necessários, para que seja capaz de gerir a sua alimentação de uma forma equilibrada e saudável, em função de suas necessidades, ao longo de toda a vida. Substitua as refeições por barras ou shakes não estamos aprendendo a comer, e quando paramos de tomar esses produtos, pois não podemos alimentar-nos sempre deste modo, para além de que é caro e chato-, provavelmente voltaremos a comer como fazíamos antes. Não teremos aprendido a comer e não seremos capazes de manter o peso que tínhamos perdido.

Abusar de suplementos dietéticos, laxantes, diuréticos … Esses tipos de suplementos ou medicamentos não devemos nunca tomar por nossa conta, porque muitos deles têm efeitos colaterais e devem sempre ser prescritos por um profissional qualificado e adaptando-se ao paciente.

Morrer de fome. Se um dia fazemos um excesso com comida, não pensemos que sem consumir durante o dia seguinte resolvemos o seu problema. Esta é uma conduta pouco saudável e termina levando a um efeito rebote o peso e problemas de saúde. Para perder peso e mantê-lo, é necessário aprender a comer e não parar de comer.

Querer resultados rápidos. Um erro frequente é também querer perder peso muito rápido. Acordamos tarde e tudo é pressa, seja porque o verão chega e você tem que vestir o biquíni ou porque temos que ir de casamento. Normalmente, perder peso rápido costuma ser sinônimo de recuperar o peso ainda mais rápido. E é que o corpo precisa se acostumar com o novo peso, por isso deve-se fazer de uma forma progressiva e controlada.

Realmente a “Operação Biquíni”, tal como nos querem vender, é uma falácia. O que realmente eficaz e que nos servirá para sempre, é para adquirir e praticar bons hábitos alimentares.

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