Comer a cada dia, uma porção de legumes nos ajuda a perder peso

Os feijões, ervilhas, grão-de-bico e lentilhas (legumes) aumentam a sensação de saciedade, 31%. Basta introduzi-los na dieta para perda de peso sem recuperar os quilos perdidos.

Comer uma porção diária de feijão, ervilhas, grão de bico ou lentilhas pode ajudar a perder peso. Assim, sugere um estudo canadense publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o que confirma que o consumo de 130 gramas de legumes ajudam a perder cerca de 0,34 kg (340 gramas) por dia. O estudo, levado a cabo no Hospital St. Michael de Toronto, é baseada em uma análise anterior do Centro de Clínica Nutricional do mesmo hospital, e nele se confirma que as pessoas que comem frequentemente algum tipo de legumes se sente mais cheia do que os que seguem uma dieta controlada (assim como 31%) e, além disso, apresentam melhores níveis de colesterol “mau”. “

Com os legumes não se recuperam os quilos perdidos

Os pesquisadores analisaram os resultados de 21 ensaios clínicos, com um total de 940 participantes,homens e mulheres adultos. Todos e cada um deles perdeu peso comendo uma porção por dia de leguminosas (uma média de apenas 340 gramas por dia), sem fazer esforços especiais para se privar de outros alimentos. De acordo com Russell de Souza, 90% das tentativas de perder peso falha e acaba dando um retorno ao peso inicial, frequentemente como resultado da fome e da aparição dos desejos diante alimentos totalmente incontroláveis. Portanto, a dose diária de legumes pode ser uma boa solução, se bem é certo que elimina a sensação de fome por ser saciantes.

Outra revisão sistemática de outro estudo publicado no Canadian Medical Association Journal têm demonstrado que o consumo de uma porção por dia de legumes reduz 5% de colesterol LDL (mau colesterol) e, portanto, diminui o risco de problemas cardiovasculares. De fato , este ano de 2016 foi declarado pelas Nações Unidas como o “Ano de legumes“, devido a que têm um índice glicémico baixo e podem substituir a totalidade ou parte da proteína animal e as gorduras “ruins” (saturadas e trans).

Você só precisa consumir três porções por semana. Infelizmente, consumimos, em média, muito menos de uma porção por semana, e apenas um em cada três adultos os coloca sobre a mesa.

A maioria das leguminosas têm um efeito metabólico muito interessante: têm um índice glicémico baixo e são capazes de baixar o índice glicêmico do resto da comida. É dizer, que não apenas modulam o índice glicêmico da refeição, o que estamos fazendo com os legumes, mas a que vem atrás também.

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