Comer frutas e legumes ajuda a combater a depressão

O consumo de frutas e legumes nos serve para manter a depressão bem longe de nós? sim, e isso é o que os especialistas dizem.

A depressão é uma doença que afeta muitas pessoas. Não é uma questão de se sentir apenas uma tristeza passageira, mas de um distúrbio muito mais profundo, um transtorno, mas, que podemos manter afastado. E como o conseguimos? seguindo um estilo de vida saudável, fazer atividade física regular, tentando manter um estado de espírito “positivo”, e seguindo uma dieta saudável, uma dieta que possa proteger tanto o corpo como a mente.

Como bem informa o Daily Mail, alimentos comuns que vão desde os vegetais de folhas verdes até os tomates e ervas como o orégano e a canela, podem ajudar a fazer gerar essa distância e reduzir o risco de sofrer de depressão usando remédios para insonia.

Este estudo demonstra que quanto maior é o consumo de vegetais, menor é o risco de sofrer de depressão. E isso não é tudo! Um maior consumo de frutas e legumes (cerca de sete porções de frutas ou oito porções de legumes por dia), nos proporciona um aumento também na sensação de felicidade, e nos faz sentir mais tranqüilos e serenos.

Comer frutas e legumes ajuda a combater a depressão

Segundo especialistas, a legumes e a fruta contém substâncias que inibem a produção de uma enzima chamada da monoamina oxidase (MAO), cujos níveis são particularmente elevados em pessoas que sofrem de depressão. Esta enzima está relacionada com os níveis de uma classe importante de neurotransmissores chamados monoaminas (as quais se inclui a serotonina e a dopamina). Muitas vegetais e frutas, como maçãs, amoras, uvas, cebolas ou o chá verde contêm fitonutrientes que parecem inibir a MAO, e o mesmo acontece com especiarias como o cravo, o orégano, canela ou noz-moscada.

Vários estudos também sugerem que os radicais livres – moléculas que provocam danos nos tecidos e contribuem para o envelhecimento – podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos como a depressão. Para evitar este risco, pode ser muito útil para comer mais frutas e verduras, alimentos ricos em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e, portanto, reduzir o risco de depressão. Isso sim, lembrai-vos de que um excesso de antioxidantes também é prejudicial para o organismo. Há que encontrar o equilíbrio perfeito e, por isso, a importância de seguir uma dieta saudável e equilibrada.

Assim, comoas frutas e vegetais podem ajudar-nos a ser felizes? A resposta é “sim”, ao menos de acordo com os resultados de um novo estudo levado a cabo por membros da Universidade de Warwick Medical School e publicado no BMJopen.

O estudo foi realizado com dados do Inquérito de Saúde de Inglaterra, e é baseado em uma amostra de 14.000 participantes maiores de 16 anos. 56% dos participantes eram homens, enquanto que 44% eram mulheres.

Comer frutas e legumes ajuda a combater a depressão

Dito isto, depois de fazer uma análise sobre o bem-estar mental dos voluntários revelou que o chamado ” estado de espírito “alto e baixo” estava relacionado de forma consistente com o consumo de frutas e legumes de cada indivíduo.

Em concreto, o 33,5% dos entrevistados, com um alto nível de bem-estar mental consomem cinco ou mais porções de frutas e legumes por dia, o 28,4% apenas 1 ou 2 porções, enquanto que o 6, 8% destes comiam menos uma porção desses alimentos.

Os resultados desta investigação são somados ao crescente número de estudos que demonstram os efeitos positivos do consumo de frutas e vegetais, não apenas para melhorar o seu próprio bem-estar mental, mas também para prevenir doenças do coração, câncer, obesidade e muitas outras doenças.

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