Dicas e soluções para fazer frente ao suor neste verão

Desde a roupa até aquilo que comemos. Estas são as regras a seguir para combater o suor.

O suor é essencial para eliminar os resíduos (ácidos, uréia, sais minerais…) e regular a temperatura corporal. Ajuda a proteger a pele, a gordura e o suor são o manto hidrolipídico da nossa pele. o ruim é quando sudamos mais do que o normal, ou seja, estima-se que se transpiramos diária de 500 ml de suor já temos que enfrentá-lo.

O aumento das temperaturas ameaça a capacidade de termorregulação fisiológica do corpo, especialmente se parte do excesso de calor também estamos expostos a uma humidade elevada ou a falta de ventilação.

O que acontece nestes casos? Além dos possíveis riscos para a saúde, sobretudo em pacientes com doenças do coração, o corpo começa a produzir um excesso de suor, que pode afetar regiões inteiras do corpo ou de forma localizada, em zonas particularmente sensíveis, como por exemplo, as axilas ou a face, as palmas das mãos e plantas dos pés.
Há que ter presente que a hiperidrose, ou seja, a transpiração excessiva, também poderia esta indicando um sinal de outra doença de base , como diabetes, endocardite, insuficiência cardíaca, hipertireoidismo, reações a certos medicamentos, crise de ansiedade, etc. Por isso insisto que acudáis a um médico para ver a causa da transpiração.

De todas as formas, nós podemos seguir uma série de regras básicas para tentar evitar este excesso de suor no corpo.

Preste atenção na roupa.

Dicas para fazer frente ao suor

A regra de ouro é vestir-se sempre com várias camadas. Assim estaremos preparados para cada mudança de temperatura, como por exemplo quando passamos do exterior para um interior com ar condicionado.

Outro ponto a ter em conta são os tecidos que você escolher. Devemos evitar a roupa sintética porque não deixa que a pele respire, superaquece o corpo e não permite a evaporação natural do suor. O que podemos usar? As fibras naturais de seda são ideais, ou se não o linho e o algodão, leve e respirável. Estes tecidos, que ajudam a regular a temperatura do corpo, mantendo os níveis de temperatura constante e absorvendo a umidade.

O mesmo ocorre com a lã no inverno, é capaz de isolar o corpo e o protege contra as geadas.

Nutrição / hidratação.

vestido de seda, o suor

Sempre vos estou falando da importância de comer bem, saudável e equilibrado. E, de novo, o que faço para tratar este tema. Optar por frutas e vegetais ricos em antioxidantes e água é o melhor para combater o calor e o suor. Embora possa parecer que se bebemos mais sudamos mais é muito importante compensar as perdas de líquidos que se vão ao suar. Por isso, é muito importante se hidratar bem e escolher alimentos que nos hidraten, e melhor quando estão à temperatura ambiente, não frios.

Mas também se lhe luz verde para os sumos, batidos ou bebidas saudáveis não é de mais lembrar que não devemos escolher sumos já preparados, mas fazê-los nós, nem bebidas com gás ou açucaradas. Estas bebidas em excesso podem levar ao aparecimento de cálculos renais. Assim o confirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, em Boston (EUA), que foi publicado na revista Journal of the American Society of Nephrology.

Também há que restringir o consumo de bebidas como a cerveja, as bebidas alcoólicas e o café. Embora se possa pensar de cerveja que é refrescante, e realidade é um mito. Estas bebidas favorecem a diurese, e, portanto, a desidratação. Assim, embora nos possa ser refrescante quando a tomamos em seguida, nos desidrata.

Também tende cuidado com a higiene.

Embora seja uma norma geral, ainda mais no verão devemos manter as bactérias e odores de nosso corpo. Sobretudo nas áreas em que há cabelo.

O ideal é remover os pêlos e usar sabonetes antibacterianos. Nas axilas, por exemplo, após o banho, nós podemos usar vinagre ou suco de limão para fazer friegas. Isto irá remover os maus odores e reduzem a quantidade de suor.

Se você sair de casa, não hesite em levar convosco toalhitas higiénicas para uso em quanto vos faça falta.

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