Elementos nocivos do óleo de palma… o que é que há de saber?

Óleo de palma

Diante da polêmica suscitada pelo consumo do óleo de palma na indústria de alimentos, vamos tentar, neste artigo, dar uma visão o mais completa possível, de sua problemática.

A primeira coisa que devo dizer é que, a partir de um ponto de vista estritamente legal, o óleo de palma não é considerado tóxico ou venenoso.

Sob este pressuposto e colocando o foco em que se trata de uma produção muito barata, a palma tornou-se a principal fonte de óleo vegetal para a moderna indústria de alimentos.

E vamos encontrar muitos produtos processados. Seu baixo custo, tornou-se o substituto de manteigas e margarinas, muito mais caras, assim como em um bom número de cosméticos e sabonetes.

Será que é errado, o óleo de palma para a saúde?

Apesar de seu consumo a nível mundial, o certo é que o óleo de palma se pode constituir um perigo para a saúde. qual a razão? O seu alto conteúdo em gorduras saturadas e seu valor nutricional nulo.

Mas há mais. Seu sistema de produção não é sustentável, é um perigo para o meio ambiente e implica a perpetuação, nos países produtores, de profundas desigualdades sociais.

Principais fatores negativos do Óleo de Palma

A modo de resumo, apresentamos vários fatores que são considerados prejudiciais para a saúde, mas serão os próximos estudos científicos que, sem dúvida, trazer mais dados sobre a sua influência em doenças decorrentes de seu consumo.

• Alta quantidade de gordura saturada em sua composição química. O que influencia todas as doenças relacionadas com o excesso de peso: a diabetes, o colesterol ou a retenção de líquidos.
  • Nulo valor nutricional. É um óleo que não contém vitaminas nem minerais. Não há presença de proteínas ou açúcares. Também não tem fibra
  • Está associada com agentes cancerígenos que propiciam o desenvolvimento de metástase
  • Influencia negativamente a saúde cardiovascular e aumenta o nosso índice de gordura no sangue

Recomendações para evitar os efeitos negativos do óleo de palma

• É um bom costume, mas, além disso, um ato quase obrigatório: leia o rótulo dos produtos que você compra. Existe a obrigação de identificar, de forma individual ao óleo de palma, mas ainda assim recomenda-se desconfiar de frases ambíguas, tais como “elaborado com óleo s/vegetal/es”.
  • Se possível evitar o seu consumo. Em contrapartida, para incorporar a nossa dieta alimentos naturais e aumentar o consumo de frutas e legumes.
  • Estimular o sistema cardiovascular, com rotinas diárias de exercício.
  • Controlar o excesso de peso. Conhecer o seu Índice de Massa Corporal com uma simples calculadora pode ajudar a determinar seus excessos e carências em função de seu sexo, peso, idade e altura.

Utilizações do Óleo de Palma

Apesar da má imprensa que têm as gorduras hidrogenadas, o óleo de palma foi apresentado como a “alternativa saudável”.

O seu baixo preço unido à sua versatilidade de utilizações concedeu uma posição principal na elaboração de uma infinidade de produtos de consumo doméstico.

Vejamos alguns:

• Margarinas e cremes alimentares. A sua gordura, traz uma textura perfeita para barrar” muito apropriada para estes produtos.
  • Pastelaria industrial, já que é usada como um substituto barato da manteiga.
  • Alimentos pré-cozinhados. Especialmente aqueles em que a posterior elaboração envolve o uso de calor (pizzas, sopas, por exemplo). Isso se deve a que estas gorduras grudentos contribuem para uma apresentação “fresca” e uma aparência muito apetitosa.
  • Alimentos fritos industrialmente. O óleo de palma permite uma maior reutilização do que outros óleos vegetais, já que demora mais para se tornar rançoso.
  • Uso cosmético. Sua presença em produtos de higiene é enorme. Quase pelos mesmos motivos que na indústria da alimentação. Dá texturas suaves e grudentos a todo o tipo de cremes para o corpo. Além disso, é um ingrediente cada vez mais comum nos sabonetes, que veio para substituir os óleos utilizados tradicionalmente.

O óleo de palma e o meio ambiente

Os principais centros de extracção de óleo de palma estão localizados no sudeste asiático, especialmente na Malásia e na Indonésia.

Trata-Se de países com um ambiente socioeconómico terceiro-mundista. O que, unido a uma legislação permissiva em questões ambientais e a aplicação de políticas pouco sensíveis, quando não abertamente “predatórias”)do ambiente vegetal, têm facilitado a entrada de grandes multinacionais (ocidentais, principalmente) sem nenhum critério de sustentabilidade ou respeito ecológico.

Os principais problemas encontrados na produção do óleo de palma são os derivados de desmatamento selvagem da floresta tropical. Sobretudo em prol da monocultura de palma. Isso provoca o desaparecimento de enormes massas florestais nativas e a eliminação de espécies da fauna e da flora associada a elas

O impacto social do óleo de palma

A implantação deste monocultura em áreas geográficas pobres está associada a um tratamento abusivo para as populações autóctones. O que se traduz na eliminação de seus direitos sobre as terras.

Para saber mais, deixo-vos este vídeo do programa Equipa de Investigação em que Glória Serra indaga sobre este polêmico óleo.

Equipa de Investigação: O óleo de palma 12…por unoqopina