«Em uma dieta de emagrecimento há 5 decretos reais que não são negociáveis»

«Em uma dieta de emagrecimento há 5 decretos reais que não são negociáveis»

Duas diretrizes infalíveis para perder peso das mãos de um psicólogo
«Somos pura química: para perder peso, a chave é misturar bem os alimentos»
Ela dedicou quase trinta anos para ajudar pessoas com obesidade a levar uma vida saudável, mas a endocrinologista e nutricionista Paloma Gil diz que não se acostuma a ver pessoas que têm 50 quilos a mais para entrar na porta de sua cirurgia, ou que 30 anos não podem terminar um teste de esforço.
“Eu nunca deixo de me surpreender quando vejo esses excessos de peso tão magnânimos.
Mas é que as pessoas veem normal que pesam 10 quilos, quando a realidade é que começa a ser uma doença “, alerta.
Além disso, continua este médico, autor de «O fim das dietas» , «existe um leque de peso saudável que é muito amplo, que coloca o índice de massa corporal entre os 19 e os 25 anos e que devemos saber como manter».

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– Todos conhecemos pessoas que perderam peso, mas que recuperaram.
Qual é o problema?

-Esse é o problema.
Que não conseguimos que as pessoas “se curem” do excesso de peso.
A sociedade médica não fala mais de um obeso saudável.
A obesidade por si só causa doença.
É por isso que a filosofia do meu livro é transmitir ao leitor que você precisa aprender a cuidar de si mesmo.
As pessoas precisam saber como fazer isso em casa, quando vão às compras, quando saem para jantar em um restaurante ou quando comem na sua empresa.
Embora não se saiba como controlar seu peso ou os princípios básicos para perdê-lo , ele nunca será capaz de mantê-lo.

Muitas pessoas sabem disso, mas ainda cometem erros.
Em que geralmente as pessoas sempre caem?

– No que vemos a escala como um inimigo, em vez de como um amigo.
Ela nos diz o que estamos fazendo: você tem três quilos a mais, comeu três quilos a mais.
O peso não tem nenhuma mania, pelo contrário, é nos avisar que precisamos comer saudável ou comer menos.
Está nos alertando que algo em nossa dieta está falhando .

-Mas o que funciona para alguns, não funciona para os outros.
Ou aquele que diz: «Para mim é que o ar me engorda».

-Bem, nosso peso é determinado por vários fatores: genéticos, socioculturais e ambientais.
E é verdade que a genética não pode ser alterada, mas você pode influenciar os outros dois pontos.
Não pense que, como você tem predisposição para ser gordinho e feliz, então você sai e menstrua.
E desde que você não pode perder 10 quilos, bem você engorda eles.
Esse mito não é mais comprado.
Você deve se pesar a cada semana e ter um pouco mais de responsabilidade pelo seu corpo.
Ou o peso acabará invalidando você.

Por outro lado, uma dieta saudável não é única.
Cada pessoa tem que escolher seu tipo de dieta, mas sempre com alimentos saudáveis.
Nesse sentido, o que acontece é que às vezes nos deixamos enganar conscientemente, mas cuidado, também há muitas pessoas que não sabem comer de forma saudável.
E quem pensa que tomar um suco de fruta está tomando frutas, ou que tomar massa verde é tomar vegetais.
Ou que um pão supostamente integral não engorda.
Ou o que é rotulado de “saudável”, “natural”, “leve” ou “tradicional” corresponde ao que diz, quando na maioria das vezes é apenas marketing.

-Não sabemos ler rótulos.

E é necessário. Mas você não precisa ler tantos rótulos também. Basta comprar menos produtos embalados. Se em uma dieta existem principalmente produtos frescos e alimentos que já existiam há cinquenta anos, é difícil que sua dieta não seja boa. É preciso transmitir ao público em geral, e é isso que tenho tentado tanto com o livro quanto com o blog, que na preparação de alimentos tende a diminuir sua qualidade e aumentar sua ingestão calórica. Mas há uma parte da população que informações elementares como essa não alcançam. É nossa responsabilidade divulgá-lo. Em pouco tempo, ficou fora de controle e passamos de morrer de fome para morrer de comida em excesso.

-A regra de cinco refeições por dia, ainda é válida?

– Na realidade, a distribuição das refeições não é tão importante quanto a qualidade delas. O importante é a qualidade nutricional do que você come ao longo do dia. Dito isto, você não pode comer cinco vezes forte. Isso é óbvio, você estaria comendo muito mais calorias do que precisa, a menos que seja um atleta de elite. Por outro lado, comer cinco vezes também diminui a ansiedade com a qual você chega à próxima refeição e respeita as melhores quantidades.

– Ofereça aos nossos leitores algumas dicas para começar a perder peso. Onde começamos a cortar?

– Minha primeira recomendação não é que eles comecem a comer menos, é que comem melhor. Que eles comprem produtos saudáveis ​​e que removam aqueles que engordam (batatas fritas, refrigerantes …), ou que pelo menos os limitem para ocasiões especiais.

– Como deve uma placa em uma dieta saudável?

-Um alimento sempre tem que ter legumes, hidratos e uma porção de proteína que é uma função da constituição de cada pessoa (altura, constituição e atividade física …). Gordura e hidratos é onde as calorias podem ser subtraídas. Uma salada com cinco colheres de sopa de azeite não é igual a outra com dez, há uma diferença de 450 calorias. Nem é um filé de salmão 100 gramas mais do que outro 200, há uma diferença de 250 calorias. Não é um bife que três. By the way, o hidrato pode ser tão grande quanto o vegetal, mas nunca substituí-lo, que é o que as pessoas fazem. No próximo eles internalizam que precisam se mover mais, sim ou sim. Pelo menos um pouco.

A questão é que há muita desinformação: para perder peso, você só precisa aprender a comer bem e conhecer três coisas muito elementares: isto é, ter motivação, informação e planejamento. Tudo aparece no livro, que não é para médicos, mas para pacientes.

-Muitos quilos de mais e pouco tempo, má combinação. Seria o suficiente para começar a andar?

– Que ninguém é questionado para receber tratamento médico se você tiver uma doença grave? Para isso, salvar as distâncias do curso é o mesmo. O que você tem que fazer é exercitar-se adaptado a cada pessoa. Se você tiver muitos quilos extras, talvez ande com os joelhos, e é melhor começar com exercícios no chão, bicicleta ou piscina. A realidade é que o estilo de vida sedentário é tão ruim quanto fumar. Eu digo aos meus pacientes que eles têm que se exercitar e quase todo mundo faz. Além do mais, quero enfatizar como é necessário também realizar exercícios de força, porque o aumento da massa muscular aumenta o gasto calórico. A pena é que não temos a mentalidade que eles têm em outros países, onde o esporte é incentivado até mesmo nas empresas, e os idosos preenchem os parques fazendo exercícios ou andando de bicicleta. Quanto à falta de tempo, insisto, se você realmente considerar isso como algo necessário para sua boa saúde, você tira tempo de onde não há.

-Como um ponto culminante, uma última mensagem para nossos leitores.

– Dizemos isso como uma mensagem positiva, que eles internalizam que seu corpo não foi projetado para sobrecarregá-los, e que perder e manter isso é possível e fácil, se eles souberem como. Deixe-os dramatizar, fique firme e diga: eu os tiro e é isso. Mas não porque eles serão bonitos e magros, isso também, mas porque eles serão saudáveis ​​e seu corpo causará menos problemas se eles pararem de carregar um saco extra de quilos.

As oito leis básicas para uma dieta equilibrada, de acordo com este endocrinologista
Em uma dieta saudável, as calorias devem ser adequadas para manter o peso. Se houver excesso de peso, ou se for necessário recuperá-lo quando estiver abaixo do mínimo saudável, o conselho da Dra. Paloma Gil é que, em vez de fazer tanto cálculo calórico, “temos mais em mente o que a escala diz » “Se você quer perder peso, você tem que comer menos e se movimentar mais. Menos placa e mais sapatilha, que já foi dito, mas apesar de todo o progresso e pesquisa que está em nutrição, permanece totalmente eficaz “, alerta. “E se você estiver fazendo certo, os resultados aparecerão em seu peso. É muito simples: para perder peso, você deve ingerir menos calorias do que precisa, além de aumentar o gasto calórico com o exercício físico. Não há mais”. E qualquer dieta saudável, acrescenta, “deve ter carboidratos, proteínas, gordura e minerais e vitaminas suficientes”.

Estas são as oito leis do Dr. Paloma Gil para seguir uma dieta equilibrada e saudável:

1) Consumir frutas e legumes diariamente: pelo menos cinco porções por dia. Frutas e vegetais, bem como minerais e vitaminas, fornecem fibras. As pessoas que consomem mais vegetais e mais frutas têm um risco menor de doença cardiovascular ou câncer e têm uma taxa de mortalidade mais baixa em geral.

2) Pegue grãos integrais: substitua o pão, o arroz ou os cereais açucarados por suas contrapartes completas, o que lhe dá mais fibras e mais nutrientes. Minimiza o consumo de grãos refinados, uma vez que eles têm sido associados a um maior ganho de peso ao longo do tempo.

3) Melhore a qualidade das proteínas. Reduza o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas e aumente o consumo de outras proteínas mais saudáveis, como vegetais, peixes ou ovos.

4) Coma gorduras saudáveis: Elimine os produtos com gorduras trans ou parcialmente hidrogenadas da sua dieta e use-os para cozinhar e vestir gorduras mais saudáveis, como azeite de oliva virgem. Também consuma alimentos ricos em gorduras saudáveis, como peixe azul ou nozes. A gordura te dá calorias, então você deve limitar sua ingestão, mas nunca a elimine da sua dieta.

5) Limite o consumo de sal. Tomar menos de 5 gramas (uma pequena colher de chá) de sal por dia melhora sua saúde cardiovascular e reduz a mortalidade. Controla a quantidade de produtos embalados com sal, como molhos, salgadinhos e assim por diante.

7) Limite o consumo de refrigerantes. Se eles adicionaram açúcares ou não, há evidências crescentes de que é melhor beber água. Considere o resto das bebidas como algo excepcional.

8) Evite pré-cozidos. Sempre que você pode cozinhar seus pratos doces e salgados e, se você comprar já feito, sempre analise o rótulo para escolher o mais saudável.

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