Espinheiro-branco para a ansiedade e para a pressão arterial elevada (entre outros)

Hoje eu falarei de Crataegus Oxyacantha ou Monogyna mais conhecido como espinheiro-branco, um arbusto nativo das regiões temperadas do hemisfério norte capazes de calmarnos em momentos de nervosismo.

Desta planta são usadas as inflorescências, chamadas tolera a maioria e que podem apresentar algumas folhas na base.

Composição química:

• Os flavonóides (hiperóxidos, segundo plínio, luteolina, rutina, quercetina, apigenina);
  • Proantocianidinas, procianidinas, leucoantocianidinas…;
  • Ácidos triterpénicos pentacíclicos (ac. ursólico, ac. crategolico, ac. oleanólico, ac. acantolico, ac neotegolico…..);
  • Ácidos fenolcarboxílicos;
  • esteróis;
  • Aminas,
  • Aminopurinas.

Mais em detalhe, as antociandidinas parecem atuar aumentando a permeabilidade da membrana celular aos íons de cálcio e aumentando as concentrações intracelulares de AMP cíclico. Tudo isso reflete uma redução do espasmo das artérias coronárias, um aumento do fluxo sanguíneo e da força da contractilidade do miocárdio e uma redução da resistência vascular periférica. Enquanto que, em doses elevadas, tem efeito sedativo.

Os flavonóides são antioxidantes e são capazes de inibir a agregação plaquetária. Além disso, também possuem uma certa atividade antimicrobiana, antiviral e citotóxica.

O uso de espinheiro foi aprovado oficialmente para o tratamento de doenças cardiovasculares leves (classificação feita por classe NYHA II, Nova York Heart Association), caracterizada por uma diminuição do gasto cardíaco. Neste estudo participaram 209 pessoas que apresentavam insuficiência cardíaca congestiva. Se receberam espinheiro-branco de 900mg, outros 1800 mg e para outros era placebo (não tinha espinheiro-branco). Após 4 meses de tratamento, foi possível ver que as pessoas que tinham tomado o espinheiro apresentavam resultados mais satisfatórios do que os que não tomaram. Ou seja, não tinham tantos sintomas e tinham maior capacidade de praticar exercício (em altas doses). Em doses mais baixas tinham menos sintomas, mas, quando no momento de fazer exercício lhes custava antes do estudo. E os que não tomaram não tiveram nenhum tipo de melhora.

O extrato hidroalcohólico do espinheiro-branco é conhecido por sua ação protetora dos vasos sanguíneos e por ser cardio-sedativo. Funciona através da redução dos fenômenos relacionados com a simpaticotonía e aumentando o estado vagotónico. Em outras palavras, graças ao seu conteúdo em flavonóides os batimentos do coração se regulam e aumenta o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias e o miocárdio. Por isso se diz que atua contra as palpitações e em estados de nervosismo. eu também recomendo que você leia Alimentos que ajudam a acalmar a ansiedade.

De fato, este extrato é usado muitas vezes em casos de insuficiência cardíaca leve, para tratar problemas de taquicardia e ansiedade, desequilíbrios neurovegetativos ou quando temos a sensação de sentir um aperto no coração. Também é útil para as formas leves arritmias bradicárdicas e para a hipertensão. As propriedades antihipertensivas da planta é atribuída aos flavonóides e proantocianidinas, que têm a capacidade de inibir a enzima ACE.

E isso não é tudo, também tem efeitos ansiolíticos e é por isso que é tão útil em condições de nervosismo e hiperexcitabilidad. Esta pode-se dizer que é uma de suas propriedades mais conhecidas e por isso que se costuma usar mais mas como vemos, esta planta pode fazer muitas mais coisas por nós… eu recomendo ler o artigo 20 chaves para viver sem ansiedade.

Eu gostaria de destacar também as suas propriedades antioxidantes, hipolipemiantes e antiaterosclerótica com um efeito mais evidente sobre as proteínas de baixa (LDL) e muito baixa densidade (VLDL), que apresentam um risco da epidemiologia. São as responsáveis de que o entupimento das veias.

Isso sim, antes de incentivá-los a tomar nada sempre tem que perguntar para o seu caso em especial e a dose que necesitaríais segundo seja o vosso transtorno. Normalmente, a dosagem utilizada é de 30 gotas duas ou três vezes ao dia, mas vai depender do fabricante e do problema a tratar. Cada caso é um mundo cada mundo é um tratamento. Quando o espinheiro é usado na forma de extrato, em geral, recomenda-se tomar de 160 a 900 mg do produto por dia, administrado em doses divididas. E a duração do tratamento não deve ultrapassar seis semanas. Mas, repito, as doses e tempos deve marcar sempre o médico. São apenas dados orientativos.

Efeitos adversos

Em alguns casos, podem ocorrer efeitos colaterais, como palpitações, taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, rubor, pieira, desconforto gastrointestinal e flatulência.

Contra-indicações.

Pelo seu mecanismo de ação, o espinheiro pode aumentar a atividade de fármacos inotrópicos e hipo-intensivo influindo na pressão assim que se deve ter muita cautela com isso. É mais, o espinheiro-branco interagir com certos medicamentos que não se deve associar nunca. Esses medicamentos são:

• Agentes antiplaquetarios, já que pode aumentar o risco de sangramento.
  • Glicosídeos cardíacos, já que o espinheiro pode aumentar a atividade.
  • Antiarrítmicos. Esta planta age através de um mecanismo de ação atribuído aos antiarrítmicos de classe III.
  • Cisaprida.

Não há evidências do produto durante a gravidez e a amamentação, então é melhor evitá-lo nestes períodos da vida.

Também não são aconselhados para crianças com menos de 12 anos.