Explicação de porque é que às vezes não sabemos em que dia vivemos

A primeira coisa que vi é que esse erro não depende da idade e que é muito mais comum do que podemos imaginar. É mais, costumam confundir mais os dias da semana entre meio que nos fins de semana ou segunda-feira ou na sexta-feira que têm uma peculiar por ser o último dia da semana antes do weekend, ou o primeiro depois do descanso, na maioria das vezes. Assim revela um estudo britânico publicado na revista científica “PLoS ONE”, o que explica por que é tão fácil se confundir, especialmente entre meados de semana.

Pesquisadores britânicos das universidades de York, Lincoln e Hertfordshire pediram aos voluntários que participam no estudo, que escrevam as palavras mais fortemente associadas a alguns dias. Constatou-Se que, na segunda-feira e sexta-feira, têm representações mentais mais fortes: a primeira está relacionada com termos negativos como“chato” e “cansado” e a segunda às palavras positivas, tais como “liberdade” e “marcha”. Terça, quarta e quinta-feira, no entanto, se associam com palavras menos marcadas, nada em especial. Isso os torna mais confuso. Assim, pode-se dizer que a resposta para a pergunta “Qual dia da semana é hoje?” segundo o estudo, não se centra tanto no dia em questão, por ordem dos 7 dias da semana, mas o que emocionalmente nos une ao dia que seja.“O ciclo semanal é repetido para todos nós, desde o nascimento, e isso se traduz no fato de que a cada dia adquire seu caráter”, diz David Ellis, da Escola de Psicologia da Universidade de Lincoln, no Reino Unido. É mais, nas pessoas do estudo que teriam apenas um dia festivo dos 7 que tem uma semana o número de erros aumentou mais de metade. Havia mais gente confusa, que não distinguia bem o dia em que viviam.Os fatores culturais também podem ajudar a explicar estes resultados sugere o co-autor Rob Jenkins, do Departamento de Psicologia da Universidade de York, no Reino Unido. “Uma das razões por que os dias da semana evocam menos associações – esclarece – pode estar relacionado com a forma em que são usados na linguagem natural e a forma como isso os une a nossa mente. Por exemplo, temos uma grande variedade de músicas pop em que aparecem na segunda-feira e na sexta-feira, e raramente se utiliza um dia-a-dia “. Isso também influencia a percepção das pessoas a associar os dias a estímulos e sensações e, consequentemente, a ter mais ou menos presente o dia em que você vive.