Nossos esforços para perda de peso estão fadados ao fracasso?

Muitos de nós nos esforçamos para manter uma dieta saudável em janeiro, enquanto tentamos eliminar os quilos extras que ganhamos em dezembro. Nós provavelmente teremos sucesso em alcançar um peso mais satisfatório – mas podemos continuar assim?

Você conseguiu perder esse peso extra – ótimo. Mas aonde você vai daqui?

Contagem estrita de calorias, desistindo do álcool durante todo o mês de janeiro, e comendo mais frutas e verduras – nós nos colocamos nessa provação para nos sentirmos mais em forma, mais atraentes e com melhor saúde.

Quando atingimos nossas metas de peso, celebramos nosso sucesso e marcamos a data em nosso calendário – mas essa conquista está fadada a ser curta?

Pesquisadores da Universidade da Flórida em Gainesville recentemente começaram a aprender quanto tempo podemos manter a perda de peso, e suas descobertas não são muito otimistas.

Kathryn Ross – que é professora assistente na Faculdade de Saúde Pública e Profissionais de Saúde da Universidade da Flórida – e sua equipe hipotetizaram que seguindo as premissas convencionais, depois que uma pessoa experimenta perda de peso significativa, há um período “limbo” de manutenção da perda de peso antes essa pessoa começa a engordar novamente.

No entanto, sua hipótese de trabalho não foi verificada.

Esperávamos ver algum tipo de fase de manutenção geral e, embora haja muita variabilidade individual – houve participantes que conseguiram manter o peso e até mesmo alguns que conseguiram perder – em média, esse não foi o Eles começaram a recuperar o peso imediatamente. ”

Kathryn Ross

Muitos de nós não conseguem manter a perda de peso

Os estudos existentes citados por Ross e colegas já haviam mostrado que indivíduos que experimentam perda de peso significativa tendem a colocar entre um terço e metade das libras que perdem dentro de um ano de seu sucesso inicial.

A questão que os pesquisadores estavam interessados ​​em abordar, no entanto, foi quanto tempo levou para as pessoas começarem a recuperar o peso. Embora eles acreditassem inicialmente em um “período de graça” em que as pessoas mantivessem seu novo peso antes de recair, o estudo atual provou que os pesquisadores estavam errados.

A equipe trabalhou com 75 participantes que completaram um programa de emagrecimento de 12 semanas baseado na Internet. Através deste programa, os participantes conseguiram perder 12,7 libras (cerca de 5,7 quilos), ou uma libra (0,4 quilo) por semana, em média.

Após essa perda de peso, Ross e seus colegas pediram que os participantes do estudo continuassem a se pesar todos os dias durante um período de 9 meses. Eles conseguiram fazê-lo no conforto de suas próprias casas com a ajuda de “balanças inteligentes”, capazes de transmitir os dados remotamente “para pesquisar servidores por meio de redes sem fio ou celulares”.

Os cientistas observam que, aproximadamente 77 dias após o início do estudo, os participantes começaram a experimentar recuperação de peso, ganhando aproximadamente 0,15 libras (ou 0,07 kg) por semana.

Após aproximadamente 222 dias do início do programa, a taxa de recuperação de peso diminuiu um pouco, com os participantes apenas colocando cerca de 0,13 libras (0,06 kg) por semana.

Dos 75 participantes iniciais, os pesquisadores basearam sua análise final nos dados provenientes de 70 deles. Os dados dos outros 5 participantes foram desconsiderados, pois estavam incompletos.

Por que nos recuperamos, como podemos evitá-lo?

Agora, os pesquisadores dedicam-se a identificar quais são os períodos mais arriscados para recuperar o peso, para que possam construir estratégias de prevenção e manutenção da perda de peso.

A partir deste estudo, não está claro por que os participantes começaram a recuperar o peso logo após o programa de perda de peso. No entanto, Ross e sua equipe especulam que seu ambiente social – com tantas tentações e incentivando as pessoas a entrar em hábitos alimentares pouco saudáveis ​​- pode ter algo a ver com isso.

“Estamos cercados por oportunidades fáceis de obter alimentos ricos em calorias e alto teor de gordura, e é difícil para muitas pessoas construírem atividades em seu dia”, ela avisa.

Em outras palavras, uma vez que atingimos nossas metas de perda de peso, estamos satisfeitos o suficiente com o nosso progresso para ceder às mesmas tentações que levaram a um peso prejudicial em primeiro lugar.

Ela oferece algum incentivo, observando que a recuperação de peso não é uma regra difícil e rápida. Ela diz que alguns dieters permanecem bem sucedidos e não colocam o peso extra de volta após a realização inicial de perda de peso.

Para aqueles de nós interessados ​​em manter o nosso progresso, Ross tem algumas dicas para nos ajudar a permanecer no caminho certo.

Primeiro, ela “incentiva as pessoas a se pesarem diariamente. Isso permite que você veja como as mudanças que você está fazendo em sua alimentação e atividade estão afetando seu peso”, acrescenta ela.

Ela também “incita as pessoas a olhar para as tendências [em sua jornada de manutenção de peso] e não tanto para a variação do dia-a-dia”.

Quando se trata de voltar a uma maior ingestão calórica após uma dieta para perda de peso, Ross aconselha que adicionemos apenas 100 calorias extras por dia. Então, devemos continuar a acompanhar o nosso peso e modificar a nossa ingestão calórica em conformidade.

“Não há uma diferença enorme entre o número de calorias que as pessoas comem quando atingem seu peso objetivo em relação ao que precisam manter”, diz Ross.

Devemos lembrar também que a manutenção de um peso saudável não é tudo sobre dieta. O exercício é tão importante para manter nosso corpo em forma, então não devemos esquecer de incorporar isso ao nosso regime – e continuar assim.

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